domingo, 10 de fevereiro de 2013

Organizando um Mini Wedding



Organizando um Mini Wedding
Opinião de quem já passou por isso!


Se você está planejando um casamento, pensando em fazer um mini wedding e buscando inspirações e idéias de casamentos fofos na internet, acho que posso ajudar.
Casei recentemente, pra ser mais exata no fim do ano passado, e passei meses e meses buscando dicas pra não errar na cerimônia e na recepção. Acabei descobrindo este estilo de casamento: mini wedding (ou pequenos casamentos). Este formato ainda não é muito utilizado no Brasil, mas encaixou perfeitamente nos meus planos. E posso dizer sem medo de errar: foi PERFEITO! Sabe aqueles eventos onde 99,9% de tudo o que vc faz dá certo? Acreditem! Se vcs estão buscando um formato de casamento pra não errar, e chegaram aqui pensando em realizar "o grande dia" nesse estilo, sugiro que continuem com a sua proposta! 
O mais interessante de um mini wedding é que você tem liberdade para colocar a personalidade dos noivos nos detalhes... Você pode optar por fazer na casa dos pais da noiva, do noivo, na sua casa, ou ainda uma recepção no salão da igreja... Pode ser ainda em um sítio, em um restaurante elegante ou em estilo rústico! Não existem limites, nesse caso. Você pode escolher o lugar que mais lhe agrada.

No final do post vou fazer uma lista dos tópicos que não podem faltar neste tipo de casamento.

Bem, existem vários formatos de mini wedding, e resolvi fazer este post pra tentar ajudar os noivos que estão envolvidos nos preparativos.

Vamos às dicas:




1) Verifique seu orçamento! É essencial saber quanto você pretende gastar. Somente assim será possível começar a planejar o formato da sua data mais que especial! 






2) Prepare sua lista somente com as pessoas especiais! 
Se for um mini wedding, será um casamento pequeno, obviamente para poucos convidados. Então faça a sua primeira lista. E coloque nela somente as pessoas que você de fato gostaria que estivessem presentes. Somente aquelas Pessoas Muito Importantes (VIPs). Nada de convidar aquele primo que vc não vê há 10 anos, e que nem sabe onde você mora. Atente para isso: Parte do sucesso deste estilo de casamento depende dos seus convidados. É importante que seus convidados estejam neste espírito de compartilhar a felicidade! Acreditem! Faz toda a diferença!
Agora, vou contar um segredo: se seu orçamento está apertado, convide a menor quantidade de pessoas que vc puder. Pode ficar muito mais interessante e bonito se você contratar pequenos serviços e menos quantidade de produtos dos fornecedores já conceituados  (que quase sempre são mais caros), do que correr o risco de contratar um serviço desconhecido, para muita gente (e obviamente mais em conta!).  Em um evento menor, os detalhes tendem a aparecer. Por isso, é importante que o serviço seja de qualidade. Como o evento é pequeno, você pode caprichar sem sofrer tanto no bolso!
Vou dar um exemplo: Como meu casamento foi somente para 30 pessoas, pude contratar um dos melhores bolos do mercado (do Casal Garcia). O bolo foi um sucesso... mas sinceramente não poderia fazer isso se tivesse 100 ou 200 pessoas na minha lista. 

3) Bem, agora defina o estilo do seu casamento. Escolha um estilo que caiba nos seus sonhos, e no seu bolso!

O que vc gostaria de fazer? Como é seu estilo. 
Romântico? Moderno? Minimalista? Esportivo? Casual? Vintage? O + importante é que o SEU casamento tenha a carinha de vocês!
Vou dar alguns exemplos... 

MINI WEDDING com estilo ROMÂNTICO
















Temos aqui exemplos de espaços decorados com um estilo romântico, onde predominam os buquês e o rosa. 

MINI WEDDING com estilo RÚSTICO

Temos abaixo exemplo de decor produzidas com um estilo rústico, onde elementos como a madeira e flores não podem faltar. Como a madeira dá um tom mais escuro, a idéia de iluminar com velas completa a decoração!








MINI WEDDING com estilo CASUAL CHICK

Para os noivos que tem um estilo mais despojado e contemporâneo, fica a dica: invista nos detalhes. Dá pra dar uma cara casual, sem perder a elegância. Este é o meu estilo preferido, porque não pesa muito pra um tipo de decor. A festa fica com um ar "normal", mas sempre com um algo a mais. O resultado disso é um evento que dificilmente as pessoas (e vocês) vão conseguir definir. Elas estarão a vontade e bem servidas, cercadas de mimos e de um belo cenário. Eu curto!











MINI WEDDING com estilo CAMPESTRE

Se você está pensando em casar no campo, dê uma olhadinha nestas fotos e inspire-se...
















O melhor desse estilo, na minha opinião, é a liberdade que ele inspira. Ar fresco, natureza, liberdade! Se você quiser formatar seu casamento nesse estilo, pense em organizar tudo para que seus convidados (e seu noivo) sintam estas sensações... cheiro de campo, barulho de rios... A natureza já é harmoniosa.  

MINI WEDDING com estilo VINTAGE

O mais importante aqui é não pesar muito no estilo. É um estilo perigoso, se você conhece pouco de decoração. Decoração vintage inclui elementos antigos, como chícaras de chá, maquinas de escrever e livros antigos.
Vou contar a minha experiência, pra que vocês não passem por isso:
Meu casamento teve uma carinha vintage, porque o local que escolhi já tinha esse ar!  Depois de achar que não daria conta de pensar em tudo sozinha, contratei uma decoradora (baratinha) pra me ajudar. Eu pedi uma decor com estilo vintage... Pois bem. Ela projetou uma decoração com 34 chícaras (era um casamento ou um chá?), máquinas de escrever e um monte de livros velhos!!!


*Perigo 1: se for muito barato, pense muito bem antes de contratar. Tive um prejuízo considerável, porque contratei a decoradora, fiz o pagamento e depois tive que dispensá-la. Obviamente ela não devolveu o que foi pago, mas somente aquilo que estava no contrato (cerca de 10% do valor do serviço).

* Perigo 2: Muito cuidado com os excessos, porque você corre o risco do seu casamento ficar com cara de museu. Lembre de que você terá um estilo vintage, e não uma festa nos anos 20! Exceto se este for seu estilo. Aí não tem problema... Caso contrário, busque inspirações antigas e harmonize com o que temos de moderno. Fica um luxo!


Vejam como ficou o meu! Eu, particularmente, amei!!!!









Este foi o bolo que inspirou o modelo que escolhi. Rendas e flores...

 A inspiração

O resultado


Outras imagens de uma inspiração vintage...



Este buquê foi o que inspirou o meu, feito por mim, com broches, brincos e anéis da família. Até as abotoaduras do meu pai entraram no meu buquê, que inclusive, fiz com a ajuda dele...
Eu amei!



Bem, seja como for, o que é necessário ter em mente é que um mini wedding deve ser intimista e reproduzir o estilo de vocês!
Como eu disse lá em cima, vou dar algumas dicas que não podem passar, na hora de formatar um mini wedding:
1) Dica mais importante! Contrate um cerimonialista. Eu sei que este serviço não é a prioridade de quem está pretendendo casar sem gastar muito, e conta com o estilo DIY ("do it yourself" ou  "faça vc mesmo"). Eu compreendo... Eu mesma não pretendia contratar um cerimonial! Mas acredito que foi Deus quem me orientou, porque não vi ninguém sugerindo a contratação de um profissional...
Olha, existem cerimonialistas para todos os bolsos! Acredite! E isso será um investimento. Pensar com alguém que está no ramo e que sabe o que deve ser feito é muito diferente de pensar sozinha!
Recomendo, recomendo e recomendo!

2) Contrate um BOM fotógrafo! Este item tb é fundamental...
Depois que acabar, tudo o que vc vai ter para lembrar desse momento são as fotos (e/ou vídeo). A respeito do vídeo, se não puder contratar um profissional, peça para amigos filmarem. Eu esqueci de fazer isso, e até hoje sofro porque adoraria relembrar com o vídeo, todos os momentos que vivi naquele dia!

3) Faça uma lista com todos os fornecedores, com seus respectivos contatos, valor e forma de pagamento. Facilita a vida.

4) Faça uma lista de presentes sim, e não coloque o cartãozinho no convite! Isso é FEIO! Mas peça, gentilmente, para sua cerimonialista avisar seus convidados, caso eles perguntem... ;)

5) E por fim: lembre-se de que a graça da sua festa não vai estar no tamanho, nem na grandiosidade! Por isso, é fundamental que ela seja caprichada e bem cuidada nos detalhes...

Espero ter ajudado...

Até mais...
Bjinho
Eti

21 comentários:

  1. Ajudou e muito, acredite. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço pelo comentário por prestigiar o blog!!!
      Tenho uma fanpage, onde diariamente posto dicas e fotos fofas pra inspirar os noivos! Te convido a conhecer, e se gostar, curtir a página.
      https://www.facebook.com/pages/Casamento-Fofo/513012152069084
      E o site também está a caminho...
      Desejo toda felicidade do mundo!
      Que Deus abençoe...

      Excluir
  2. Inspirador para nós amantes dos intimistas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá. Solicito e imploro pelo contato da sua cerimonialista. Aguardo resposta. Grata Daniele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani... Você poderia entrar em contato comigo por e-mail? etieneclavico@gmail.com.
      Fico aguardando...
      Bj
      Etiene

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Ruanna...
      Desculpe a demora em responder.
      Tive problemas graves de saúde na família. Muito, muito grave...
      Estive e estou ainda um pouco out de qualquer assunto, porque estou totalmente dedicada aos cuidados da minha mãe...
      Mande seu e-mail... podemos falar melhor.
      Bj
      Etiene

      Excluir
  5. Oi, Etiene! Estou planejando o meu casamento no mesmo local que o seu! Já fiz uma primeira visita e amei. Ainda não fechei pois não sei se com todos os outros fornecedores o orçamento não vai estourar além do que já imagino que estoure! Mesmo os mini casamentos exigem cautela!
    Mas parabéns pelo evento. Me inspirou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susie...
      Obrigada pelos elogios...
      Desculpe a demora em responder.
      Tive problemas graves de saúde na família. Muito, muito grave...
      Estive e estou ainda um pouco out de qualquer assunto, porque estou totalmente dedicada aos cuidados da minha mãe, que teve câncer... :(
      Enfim... Desculpe a falta de resposta...
      Quando será seu casamento?
      Visite nossa página no face... tem muitas dicas lá.
      Tb temos um site agora: www.casamentofofo.com.br
      Um beijo querida!
      Deus abençoe...

      Excluir
  6. Olá... Estou doida para fazer um casamento neste estilo. Uma porque eu e meu noivo estamos realmente com o orçamento apertado e outra que meu sonho sempre foi casar convidando apenas as pessoas que eu amo e que me amam e não ter que convidar pessoas por pura obrigação, mas guria gostaria muito de saber quanto tu gastou. Eu sei que é deselegante esta pergunta, mas preciso saber. Se quiser pode responder em off pelo meu e-mail. viviane_cazalli@hotmail.com

    Grata desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane... Mandei a resposta por e-mail..
      Bj

      Excluir
  7. Devo dizer que o seu post é extremamente inspirador e cheio de dicas, nada como contar a própria experiência!!! Obrigada por compartilhar sua história!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valquiria...
      Muito obrigada.
      Desculpe a demora em responder...
      Tive alguns problemas graves com saúde na minha família... fiquei completamente out por um tempo...
      Um beijo!
      Deus abençoe...

      Excluir
  8. Ola, li seu post completo, e gostaria de saber se tem como você me passar o contato do seu bolo (vc fez bons elogios)
    Estou começando a preparar meu casamento, o seu foi para 30pessoas, ja no meu caso to querendo algo pra 20 pessoas, ja que não será realizado na cidade que eu moro, então vai ser bem família mesmo.
    ninartes@bol.com.br
    no aguardo do contato, as suas dicas foram ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina... Mandei um e-mail com as respostas...

      Excluir
  9. Olá bom dia. Sei que a pergunta não é adequada, mas quanto vc gastou no seu casamento? Quero fazer pra 30 pessoas só pq não gosto minha família É complicada em fim. Se puder me mandar a resposta te agradeço aline_gatchinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá bom dia. Sei que a pergunta não é adequada, mas quanto vc gastou no seu casamento? Quero fazer pra 30 pessoas só pq não gosto minha família É complicada em fim. Se puder me mandar a resposta te agradeço aline_gatchinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi. Achei lindo o lugar que você casou. Não achei no post a indicação do lugar. Você poderia me dizer onde é? Se possível poderia também me informar quanto foi? Obrigada! tay.magalhaes@yahoo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi. Achei lindo o lugar que você casou. Não achei no post a indicação do lugar. Você poderia me dizer onde é? Se possível poderia também me informar quanto foi? Obrigada! tay.magalhaes@yahoo.com

    ResponderExcluir
  13. Oiiii...procurando pelo google achei esse site, e depois o que me chamou a atenção foi seu NOME, igual de minha mãe inlove! Quero fazer um casamento intimista, pois meu namorado tem família pequena, poucos amigos, agora eu tenho mais...porém pais separados, família um pouco separada, então quero apenas poucas pessoas para esse momento único....em torno de 40 a 50 pessoas...você poderia enviar um gasto de quanto saiu seu casório, caso sinta-se a vontade tá?! carolina.criscarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi querida por favor, me diga mais ou menos quanto gastou, pois estou pesquisando para oficializar minha união, e quero este estilo intimista, pois a situação é propicia, kkk.
    Nota que você prefere in box, então meu email é paulareggina@yahoo.com.br. Muiiiittooo obrigada.

    ResponderExcluir